sexta-feira, 4 de abril de 2008

Skins x Malhação

Quando se fala em produzir ficção para a TV Brasileira, logo pensamos em uma pasteurização, tudo é feito do mesmo jeito, as fórmulas são sempre as mesmas, todas as reviravoltas nós já sabemos, quem morre, quem fica grávida, enfim, tudo. Os nossos autores estão acostumados com essa fórmula e também o público que parece não se cansar de ver a mesma coisa toda vez mudando apenas uma ou outra coisa.
Além de tudo, nossas novelas são didáticas, elas mais parecem preocupadas em mostrar o que é certo e o que é errado do que simplesmente contar uma história, e sempre que tentamos inovar de algum jeito o projeto fracassa, ou se trata apenas de uma cópia mal feita dos enlatados, caso por exemplo do péssimo humorístico "Toma Lá, Da Cá", que tenta capitalizar em cima das sitcons americanas, mais sem um pingo de inteligência. Enfim, estamos presos a novelas com a mesma história ou seriados que mais parecem plágios.
Digo isso tudo para estampar a diferença entre obras "similares", Skins (um seriado para adolescentes produzido na Inglaterra) e Malhação (novelinha adolescente feita no Brasil). Enquanto o drama inglês busca retratar as angústias adolescentes de forma real, problemas na escola, problemas com drogas, perda de pais, relações amorosas, o draminha brasileiro tem como objetivo estilizar praticamente tudo de forma de entregar tudo mastigadinho para uma audiência que parece não estar disposta a pensar.
Em Skins vemos joves agindo como jovens, se eles bebem é pra se divertir em uma balada, se eles usam droga isso faz parte do processo, retratado de forma natural sem a busca pela polêmica, mais sim algo que muitos jovens enfrentam, quando alguém usa droga em Malhação essa pessoa ira se ferrar de todas as formas possíveis, vai cometer crimes, vai brigar com todos, vai se afastar da família e terá que aprender uma lição no final depois de muito sofrer. Lição moralista máxima, não que Skins faça apologia as drogas, de forma alguma, mais tudo é inserid de forma orgânica, e os problemas a seguir são reais e de fácil identificação, eles não buscam nos ensinar sobre o que esta sendo mostrado, eles confiam no nosso julgamento e na nossa capacidade de pensar.
E é assim com todos os temas, se alguém fuma em Malhação tem a lição de ensinar os problemas do fumo, se alguém bebe logo vira alcoólatra e enfrenta problemas, se alguém mata aula é pra fazer algo errado, quem é bonzinho resgata filhotes de cachorrinhos e ajuda velhinhos atravessarem as ruas, se alguém é o vilãozinho trata todos com desprezo, arma coisas que nenhum adolescente faria apenas pra salientar mais sua maldade e no final perde todos os amigos e em um dia reflete e percebe seus erros e muda de comportamento e todos vivem felizes. Em Skins todos são bonz e todos são ruins, alguém pode cometer um ato egoísta em um momento e logo em seguida fazer uma bondade, como qualquer um de nós, todos somos humanos que erram e acertam, mais em Malhação tem que haver distinção para o público ver isso, ver que os bonzinhos jamais fazem algo errado e que ele merece nossa torcida por isso, afinal não existem pessoas imperfeitas no mundo né?
Sem contar os diálogos expositivos, péssimo alívios cômicos e tantos outros problemas que fazem nós nos identificarmos mais com os reais adolescentes ingleses do que com os fantoches brasileiros

3 comentários:

Lazy_Tami disse...

Minha versão sobre Malhação (e a Globo em si) é a seguinte: a cada dia que passa, ela se afasta mais e mais da arte televisiva; os roteiros são piorados a cada temporada, os atores cada vez mais sem talento e a proposta cada vez mais amadora.
Sou uma fã incondicional de televisão e de todos seus 'cliches'.
One Tree Hill, O.C., Greek, Gossip Girl... poderiam ser melhor comparados a Malhação que Skins, na minha opinião(os ingleses estão num outro nível). São seriados inúteis, voltados pra massa e que tendem a ensinar e moralizar jovens babacas.
Mas mesmo assim, sempre é possível achar um bom dialogo, um jogo de camera legal, ou uma cena bonita e emocionante nesses seriados.
Já em Malhação...well...não!não existe nada que salve.
E além do que...os péssimos atores nem bonitos mais são.

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the MP3 e MP4, I hope you enjoy. The address is http://mp3-mp4-brasil.blogspot.com. A hug.

Unknown disse...

Malhação não mostra a realidade isso ta na cara ja skins mostra tudo TUDO MESMO então não perco tempo vendo malhação mais tambem vejo gossip girl, The OC e Etc... Tudo menos malhação Por Favor.