sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Top 5

Aqui vai minha lista dos 5 melhores filmes que vi em 2007, ela poderia ser diferente se tantos filmes que eu quisesse ter visto tivessem passado no Brasil, ou pelo menos em algum lugar mais fácil pra eu ver além de festivais, ou pelo menos na minha cidade que não passa nada existem tantas obras que estou doido para assistir ( Onde os Fracos Não Tem Vez; Sangue Negro; Conduta de Risco; Na Natureza Selvagem; 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias; entre outros).

1º- O Cheiro do Ralo: Segundo filme consecutivo arrasador de Heitor Dhalia (antes fora o brilhante "Nina"), um homem apaixonado por uma bunda, os diálogos mais ácido do cinema brasileiro, uma interpretação espetacular de Selton Mello transformam esse não apenas no melhor filme de 2007, como no meu filme preferido do ano.

2º- Zodíaco: David Fincher merecia ter sido reconhecido como brilhante faz tempo, tem no mínimo 2 obras-primas em sua carreira ( "Seven" e "Clube da Luta") e por que não dizer que ele entrega sua terceira com esse filme que não mostra a vida de um serial-killer nem suas motivações, não o estudamos, nessa obra estudamos os efeitos causados por ele nos envolvidos que buscam desvendar seus crimes e sua identidade. Cobrindo diversas décadas o filme mostra os efeitos devastadores que o assassino causou na vida não apenas de suas vítimas, mais nos homens empenhados em captura-lo. Brilhante.

3º- Tropa de Elite: Um dos filmes mais polêmicos do ano, sucesso de pirataria e de bilheteria, foi ridiculamente condenado de filme fascista quando sua mensagem é claramente o oposto disso, dirigido de forma soberba por José Padilha (do também maravilhoso "Ônibus 174"), editado pelo sempre genial Daniel Rezende ( "Cidade de Deus") e com uma atuação diga de todos os prêmios do mundo de Wagner Moura.

4º- Ratatouille: A Pixar não erra mesmo, podemos contar todo ano com uma obra espetacular desse estúdio, e as aventuras do ratinho Remy em busca de realizar seu sonho de ser um chef em Paris. Brad Bird (diretor do melhor filme da Pixar "Os Incríveis") realiza um filme animado que não deve nada aos filmes de carne e osso de 2007, e de brinde nos entrega o personagem mais adorável do ano.

5º- Taxidermia: Intenso, perturbador, assustador, cativante não são adjetivos o suficiente para dizer sobre esse filme que cobre a vida de uma família durante 3 gerações, que passam por um homem que dispara fogo com seu pênis, a um casal de obesos que disputa torneios de quem "consegue comer mais rápido" até um taxidermista, sem jamais se intimidar o diretor György Pálfi faz questão de mostrar as cenas mais fortes e gráficas do filme sem esconder nada do espectador, somente os movimentos de câmera em 360º graus que ele realiza já valem o preço do ingresso. Um filme muito corajoso sem sombra de dúvidas.

Um comentário:

Lazy_Tami disse...

Sabe que gostei da sua lista??

Ah..não sei se te falei, mas eu vi 4 meses, 3 semanas, 2 dias...filme romeno, né?

Forte!