segunda-feira, 15 de setembro de 2008

A Arte de Fazer Rir

Em muitos gêneros de cinema, ou em quase todos, é muito fácil enganar o espectador, é fácil assustar, isso não quer dizer que se filme seja aterrorizante, é só aumentar subitamente a trilha sonora e você ganha um susto, é fácil fazer as pessoas chorarem, coloque alguém morrendo o filme todo e no final o mate ao som de uma música pop bem triste, as lágrimas são garantidas em 99% dos casos. Mais como fazer rir? Uma piada pode fazer alguem se contorcer de tanto gargalhar e pra outra pessoa não causar efeito algum, é um gênero muito difícil, e ainda existem pessoas que ousam dizer que é mais fácil fazer comédia, por isso muito atores cômicos são subestimados, o brilhante Jim Carrey só foi considerado ator de "verdade" após "O Show de Truman" e "O Mundo de Andy", antes era apenas mais um comediante.
Temos que levar mais a sério (irônicamente) as pessoas que tem a obrigação de fazer rir, elas estão expostas diante de nós se arriscando muito, no teatro, em especial, a resposta é imediata, não tem como enganar o ator, se você não riu não tem como dizer que gostou depois. E o ator está la, se matando e ninguém rindo, imaginem o que se passa na cabeça do pobre coitado.

Digo tudo isso pos estou me aventurando cada vez mais em escrever, e na grande maioria das vezes é em comédia, seja mais escrachada, seja um humor negro ou uma tentiva de algo mais sútil, qual é a resposta que eu tenho? Eu mesmo, se eu gosto significa que é engraçado? De maneira alguma, e o verdadeiro teste será quando as pessoas verem, quando as risadas virem ou o silêncio constrangedor que faz você querer enfiar um dedo dentro do seu olho e ficar girando, é uma prova de fogo. SE bem que todos nós adoramos quando contamos uma piada pra 100 pessoas e ninguém ri não é? Uma sensação de poder fabulosa!!!

3 comentários:

Anônimo disse...

Certamente, é muito mais fácil fazer chorar do que fazer rir... e o grande risco do teatro é esse: o feedback é automático.

Mas continua escrevendo, que é na prática que a gente aprende, e quando o público rir eu vou saber que apesar de sério por fora vc vai estar sorrindo por dentro, de satisfação! rsrsrs

Bjokas

=*

Gi_Cimony disse...

Me fez lembrar de uma frase de Chaplin: "Tudo que é preciso para fazer uma comédia é um parque, um policial e menina bonita."
Simples claro, para este gênio....
Bjs

Camila M. disse...

concordo com você em gênero e grau.acho dificílimo fazer alguém rir...e não pare de escrever!! você tem talento garoto
aeaeaeae

;*